20090924

Jardineira de novilho

A preparação desta comida é fácil e há diversas maneiras de a fazer. E por ser tão fácil é um prato que ja é muito usual fazer...
A forma como normalmente faço a jardineira é da mesma forma como a minha mãe me ensinou :)))
Ingredientes:

Novilho [p/estufar/cozer]
Batatas aos cubos (usei batata vermelha - não se desfaz tanto)
Cenouras aos cubinhos
Ervilhas
Pimento verde/ vermelho aos bocadinhos
1 Cebola
1 Dente de alho
Azeite
2 tomates grandes maduros
1 pouco de vinho branco
Sal
Pimenta
Piri-piri
Água

Preparação.

Cozi a carne em água até estar completamente cozida. Lavei e parti os tomates aos bocados e ralei com a varinha mágica e reservei.
Picar a cebola e o alho bem picado e refogar juntamente com um pouco de azeite, deixar alourar e adicionar água, deixar ferver, acrescentar uma pitada de sal, pimenta, o tomate passado, deixe levantar fervura e acrescenta se as batatas, as cenouras, as ervilhas, os pimentos, um pouco de vinho branco e um pouco de piri-piri e deixar ferver até estar quase tudo cozido e juntar a carne cozida previamente e deixar finalizar a cozedura.
E já está:)))

Nota:
Para quem gostar da calda da jardineira mais grossa, pode desfazer um pouco de farinha maisena em água e juntar, vai ajudar a engrossar a calda.
As quantidades foi a olhómetro :)))))))))
..........................................................................

25 comentários:

  1. Olha, já tenho saudades de comer uma bela de uma jardineira!!!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro desfazer as batatas com o garfo e fazer uma espécie de puré com o molho :)

    ResponderEliminar
  3. É o tipo de prato que eu adoro... e está linda a combinação de cores!

    bjsssssssssssssss

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Está fantástico.E com esse aspecto deve ser óptimo.

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Acrditas que há anos que não como jardineira? A última foi de chambão que uma tia minha fez em casa para um almoço em familia. A partir daí nunca mais!! Mas sempre gostei e com aquele molho que se forma...delicia!! Adorei o teu pratinho. Beijos

    ResponderEliminar
  6. Está com muito bom aspecto.. Eu gosto de jardineira :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Bemmm Bom
    Faço 2 a 3 vezes por mês...
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  8. gosto muito de jardineira,a minha mãe fazia uma optima...,bjs

    ResponderEliminar
  9. Adoro jardineira, mas tenho sempre tendência de a fazer com feijão-verde ao invés das ervilhas. A ver se faço esta variação :) Normalmente cozo a carne no pp molho/refogado... Da tua maneira deve ficar mais leve e mais saudável também :)

    ResponderEliminar
  10. Uma boa comidinha de Outono, já apetece mesmo!

    ResponderEliminar
  11. Aqui está um pratinho delicioso e que fica bem em qualquer mesa

    ResponderEliminar
  12. Gosto muito de jardineira, é um comerzinho que cai sempre bem! Mas, e apesar de ser bastante simples de fazer, nunca a confeccionei em minha casa! Tenho de arriscar :)

    Beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  13. Esse é o tipo de receita que mais amamos lá em casa! Vou anotar e fazer, meu pai vai ficar muito feliz! Ficou linda a apresentação! Deu vontade de comer a telinha aqui! Bjinhos

    ResponderEliminar
  14. A carnucha não é o meu forte, mas esta tem um óptimo aspecto. Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Obrigada pela visita lá no Menino.Bjokas:**)

    ResponderEliminar
  16. Comidinha de inverno.. e bem deliciosa!! Está com muito bom aspecto a tua. Deixei-te um selinho

    ResponderEliminar
  17. Delícia, perfeita combinação de ingredientes. :))

    ResponderEliminar
  18. e muito boa. mas eu ca cozo a carne ja com o molhinho.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Será que dá para enviar uma jardineira... eu pago os portes rsrsrs é muito bom jardineira e está com muito bom aspecto.
    bjsss

    ResponderEliminar
  20. humm, adoro uma jardineirazinha.
    já nem me lembro há quanto tempo não como... pra aí há uns 2 anos.

    ResponderEliminar
  21. Olha vou fazer para o jantar!!!!!!\:)


    Obrigada e um beijinho
    Eduarda
    made in ♥ love

    ResponderEliminar
  22. Obrigada pelo carinho de ter comentado no meu blog! Vou seguir o seu blog.
    Amei esta sua receita.
    bjos.
    Angela

    ResponderEliminar
  23. Devo ter comido jardineira pela última vez no Inverno passado :) Está com um ar bastante apelativo.
    bjs

    ResponderEliminar

Obrigada(o) pela visita e se possível deixe a sua marca:)
Até à próxima visita!

Quantos estão online

O blogue prima pelas receitas simples e práticas, cada vez mais, com uma vida profissional activa e que ocupa uma grande parte do nosso tempo, procuramos receitas que facilitem a tarefa na cozinha sem perder qualidade nas refeições.
...entrem se sintam-se à vontade....

Visitas

As 20 +