20090808

Pão Caseiro

Pois é, já há imenso tempo que a Srª Dª Máquina de fazer pão estava prestes a mudar-se cá para casa de malas e bagagens, tipo uma ajudante minha cá em casa. :))))

Onde eu vivo a padaria mais perto que tem não gosto muito do pão de lá, e então comprava o pão noutro local, mas que me "obrigava" a guardar o pão para o dia seguinte ter para o pequeno almoço, e fiquei cheia desta situação e resolvemos convidar a Srª a vir morar cá para casa, assim podemos ter sempre pão fresco!!(até me aventurar a fazer outras coisas com a máquina)

Experimentamos fazer pão, fizemos uma receita super fácil que até vem no pacote da farinha.
Acho que não saiu mal, é comestível, se bem que quando estava a fazer eu estava um pouco apreensiva do que iria resultar se tijolo se pão:)))) mas ficou muito bom!!! Fofinho e mesmo de um dia para o outro não fica duro nem seco, continua fofinho!!

A partir de agora vamos experimentando outras receitas/tipos de pão e não só!!:)))
Fiquei satisfeita com a 1ª experiência!!! A repetir!!:)

Ingredientes:

250ml de água
450 grs de farinha nacional
usamos estas quantidades por ser o primeiro pão, agora vamos fazer as quantidades normais.

Adicionar os ingredientes pela ordem, primeiro os líquidos e depois os sólidos e programar a máquina, escolhendo o tamanho, o programa e a cor do pão.

[clicar nas imagens para aumentar]

[a farinha que usamos]
[imagem da farinha retirada da net]
...............................................................................


22 comentários:

  1. Parabéns pela experiência minha querida. Ficou muito bonito.
    Cá em casa usamos essa mesma farinha e utilizo 320 de água e 500 de farinha, faz um pãosão, LOL.......e na opção de sandwich, nem te digo nem te conto.

    Bons pãesinhos amiga

    ResponderEliminar
  2. Vais ver que com o tempo começas a fazer pães mais elaborados e diferentes.
    Boa sorte.
    bjsss

    ResponderEliminar
  3. Nada melhor que um belo pão caseirinho para nos aconchegar!
    E quentinho...hummm! hehehe:)

    ResponderEliminar
  4. Que belo paozinho :)

    Tambem quero comprar uma MFP.
    Diz-me uma coisa, qual foi a que compras.te? Tou sem saber se vou pelas mais baratas ou pela Tefal por ser uma boa marca!

    bjins ;)

    ResponderEliminar
  5. Estão muito na moda essas máquinas. Mas creio que o preço do pão vá dar ao mesmo. Acaba por se gastar luz, farinha, água para limpeza.. Mas tem a piada de ser feito por nós. Ficou com bom aspecto esse paozão =)

    ResponderEliminar
  6. Eu não gosto dessas farinhas, exactamente porque o pão não me cresce. Com o tempo vais ver... é pão a toda a hora :)

    ResponderEliminar
  7. Maravilha!!! Estou a ver que qualquer dia também tenho de convidar uma prima dessas a visitar a minha casa hehe

    Bj^^

    ResponderEliminar
  8. Olá! Parabens pelo blog, gostei muito :)
    Daqui a dias verás que não passas sem a tua MFP, eu tive a minha quase 6 meses sem grande uso na altura havia apenas as misturas do Lidl e eu não gostava, depois começei a fazer seguindo receitas e nunca mais parou´:D Já faço as minhas receitas lol
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Muito bem!
    Estreias a máquina da melhor forma!
    Eu comecei com um bolo (tinha de ser!!!), mas só será publicado daqui a uns dias, já tenho outras coisas agendadas.
    Gostaste da máquina? Eu estou a adorar a minha!

    ResponderEliminar
  10. gostei mesmo da máquina. e eu andava a ver era as da tefal XXL e não me arrependi nada de ter escolhido esta (alem de ter um preço acessivel foi oferecida :))))))))).

    Smsn.artes

    ResponderEliminar
  11. Eu não tenho mfp, adoro fazer pão, não sei se me acostumaria com essa máquina, mas não custa nada tentar né?

    ResponderEliminar
  12. é bem prática!! também achava complicado mas dão e super fácil!! é so colocar os ingredientes e ela faz o pão!! e muito bom!! eu ainda so começei pelas farinhas mais fáceis, tipo já o preparado da farinha!!:))))

    uma beijoka
    smsn.artes

    ResponderEliminar
  13. Adoro a minha maquina do pão. Dá para fazer imensas coisas. Nunca mais tive de amassar nada a mão :)

    ResponderEliminar
  14. Eu também tenho de comprar uma máquina de fazer pão!! Não como muito mas adorava poder acordar de manha com pão quantinho e tomar ao pequeno almoço. Já para não falar de muitas outras coisas que se podem fazer!! Ainda bem que não é dificil!!
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  15. Bem vinda ao mundo da panificação!!

    Além de dar imenso jeito vais ver como sabe bem o pão quentinho!

    Para o dia a dia tb uso essas farinhas mas misturo com farinha T55 porque senão não há carteira que aguente :)
    Aos fins-de-semana dedico-me a pães mais elaborados.

    Bjitps

    ResponderEliminar
  16. olá!gostei muito do teu blog..tem ideias deliciosas.obrigada pela partilha.. eu quando comecei a fazer pão na mfp também comecei por estas farinhas..a de pão rústico é o máximo... Mas se puderes passa pelo LIDL porque as farinhas também são óptimas e estão em promoção 1.29€..bjocas

    ResponderEliminar
  17. para começar comecei por estas farinhas ja preparadas, mas vou fazer outras receitas

    obrigada pela dica

    smsn.artes

    ResponderEliminar
  18. Parabéns pela compra! Tenho uma MFP, mas não a uso com muita frequência, porque não gosto muito do modo como fica a superficie do pão quando cozido nela. A verdade também é que não me meti ainda sério no processo de experimentar várias receitas, testar quantidades, farinhas etc Mas há uma coisa em que a uso bastante: programo a minha para amassar somente (ponho as quantidades descritas no pacote das farinhas Nacional), quando acordo às 6 e meia vou para a cozinha, faço umas 6 ou 7 bolinhas em meio tempo (com a prática torna-se facilimo), que vão ao forno enquanto me preparo. O pequeno-almoço é de rei nesse dia :))) Conto ver as tuas experiências, quem sabe começo a dar mais uso à minha MFP.

    ResponderEliminar
  19. Olá eu ando a pensar comprar uma dessas máquinas e gostei do que aqui li .
    Tenho feito em casa tmawadadgta manual que vi no Facebook da Clara de Sousa e um pão s o s e fica mt bom . Só não sei se dá para fazer na máquina .

    ResponderEliminar
  20. ola. obrigada pela visita

    na maquina de fazer pão, ha imensas receitas as quais podera adaptar.

    eu apenas uso para fzer pao

    obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada(o) pela visita e se possível deixe a sua marca:)
Até à próxima visita!

Quantos estão online

O blogue prima pelas receitas simples e práticas, cada vez mais, com uma vida profissional activa e que ocupa uma grande parte do nosso tempo, procuramos receitas que facilitem a tarefa na cozinha sem perder qualidade nas refeições.
...entrem se sintam-se à vontade....

Visitas

As 20 +