20090715

Utensilios Essenciais na cozinha

Vi esta breve explicação sobre os utensílios de cozinha e resolvi partilhar, até porque dá dicas!

Utensílios Essenciais na Cozinha

Trabalhar numa cozinha implica recorrer a uma série de utensilios que facilitam a tarefa de quem se propõe confeccionar uma refeição.

Preparar Alimentos

Tábuas
Utensílio redondo ou oval com dois ou três centímetros de espessura, em madeira ou plástico. Serve para cortar legumes, fruta, peixe ou carne. A tábua que se destina a preparar alimentos já confeccionados tem uma ranhura em toda a volta que evita que o suco escorra para fora e se possa aproveitar.




Cutelaria de cozinha

Facas para descascar legumes ou outra para cortar; um cutelo; uma faca de serra; uma faca de trinchar; duas facas de serviço; uma faca de talhar. Se pretender completar a cutelaria do seu trem de cozinha, pode acrescentar-lhe os seguintes acessórios: uma faca para tomate; uma faca para ostras, de lâmina pontiaguda, curta e grossa, equipada com uma protecção.

Ralador



Permite raspar e ralar os alimentos sólidos. È geralmente utilizada para a casca de citrinos, cenoura, queijo, noz-moscada, legumes e outros alimentos.





Colheres
São redondas e chatas e existem em diversos tamanhos. Utilizam-se geralmente para mexer molhos, cremes e para misturar vários alimentos.



Espátulas

A parte rectangular, achatada com bordos arredondados é ideal para espalhar cremes, alisar a parte de cima de um preparado ou como auxilio para desenformar bolos. As espátulas de borracha ou plástico (também conhecidas como rapa-tudo) sã0 utilizadas para raspar o fundo dos recipientes e não devem ir ao lume.



Escumadeira
Trata-se de uma colher redonda com buracos, que permite retirar os alimentos de um recipiente ao mesmo tempo que escorre o liquido em que os mesmos ficam cozinhados.



Concha

Colher grande, funda, com um cabo comprido, utiliza-se para servir sopa. Existe também uma pequena concha com bico, usa-se para molhos e sumos.



Rolo da massa
Utiliza-se para estender massas, em cima de uma bancada de cozinha ou de uma mesa, previamente polvilhada com farinha e sobre a qual se coloca a massa para ser estendida. Geralmente, os rolos de cozinha são de madeira mas também podem ser de plástico.

Esmagador de alhos

Colocar o alho no próprio, pressiona e o alho fica "ralado". Assim evita ficar com cheiro característico nas mãos.



Descascador
Este utensílio com um cortante duplo permite descascar cenouras e batatas de forma rápida e simples. também é utilizado para retirar a casca de limão ou laranja quando é utilizada muito fina.

Escorredor e passador

Podem ser de plástico, com rede ou de alumínio e servem para retirar o excesso de líquidos dos alimentos crus ou cozidos e passar líquidos.


Espremedor
Acessório utilizados para extrair o sumo, principalmente de citrinos; pode ser de vidro ou plástico.

Varinha mágica e batedeira

Triturador de alimentos, utiliza-se na confecção de sopas de legumes ou purés de fruta. As batedeiras são utilizadas na preparação de massas para bolos.




................................................................................
Fonte:
Livro Noções Básicas de Cozinha da Impala

(imagens retiradas da internet)

8 comentários:

  1. Pois é. A cozinha "obriga" a ter uma sério de utensílios. Cada um para o seu efeito. Só não tenho o descascador e o esmagador de alhos.

    ResponderEliminar
  2. Falta-me o escorredor e o " esborachador " de alhos :) Ainda tenho que comprar umas coisinhas para ficar com a cozinha de um verdadeiro chef :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. sempre com optimas ideias,obrigado pelos parabens ao meu filhote

    ResponderEliminar
  4. esqueceste-te do avental!! LOL, eu nã cozinha sem avental fico uma desgraça!!!

    ResponderEliminar
  5. Ainda me faltam alguns.. mas também ainda não tenho casa ;)
    adoro estas coisinhas.. sou viciada em coisas para a cozinha.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelos comentários.:))

    e este post só fala em alguns utensílios de cozinha, pois numa cozinha podem existir muitos mais!!

    quando vou a qualquer loja que tenha artigos de cozinha...perco-me e arranjos sempre maneira de comprar mais um utensílio ou acessório para a cozinha:)) LOLLLL

    bjkas

    ResponderEliminar
  7. Há coisas que não tenho, mas não são impeditivas de se cozinhar muito bem. Claro que é sempre mais prático ter essas coisinhas todas :)

    ResponderEliminar
  8. Eu tbm me perco com a varidade de utensílios de cozinha...E pra falar a verdade, eles são a minha paixão!
    Adorei seu blog.
    Da uma passadinha lá pelo meu ;)

    ResponderEliminar

Obrigada(o) pela visita e se possível deixe a sua marca:)
Até à próxima visita!

Quantos estão online

O blogue prima pelas receitas simples e práticas, cada vez mais, com uma vida profissional activa e que ocupa uma grande parte do nosso tempo, procuramos receitas que facilitem a tarefa na cozinha sem perder qualidade nas refeições.
...entrem se sintam-se à vontade....

Visitas

As 20 +