20090711

Especiarias e condimentos

No post de hoje vamos falar de algo que gosto muito, de algumas especiarias... pois permite em vários casos fazer a substituição de alguns ingredientes mais prejudiciais à saúde, tais como, o sal, a gordura, etc...
Ricos em cores e aromas, estes ingredientes concedem um toque único e um sabor inconfundível a todas as receitas. Siga a rota das especiarias e enriqueça os seus cozinhados.

Açafrão
Apresenta uma tonalidade amarela-forte e possui um paladar intenso e ardente. Basta apenas um pouco, dissolvido em água ou no caldo, para condimentar e colorir qualquer receita. Combina com arroz, peixe, marisco, natas e molhos cremosos.


Canela
O pau de cCanela é formado por tiras finas da casca de caneleira, enroscadas e envoltas umas nas outras. A canela em pó é o resultado da moagem em farinha das cascas. É das especiarias mais utilizadas nas doçarias e pastelaria portuguesa. Aromatize doces, frutos cozidos, compotas, saladas e bebidas, como o vinho quente.



Caril
Resulta na mistura de diferentes especiarias moídas, que lhe dão um sabor e cor únicos; pode ser doce ou picante, aplica-se no prato como mesmo nome como peixe, carne, camarão ou vegetais. Serve para aromatizar caldos, arroz, massas e molhos. Utiliza-se em recheios para salgados.


Cominhos


As sementes são picantes e adocicadas e as folhas possuem um sabor picante e levemente amargo. Combina bem com verduras e leguminosas. Utiliza-se em pratos de arroz, peixe e carnes de vaca, porco ou borrego.



Cravo-da-índia[ou cravinho]
Condimento muito especial, devido ao sabor picante e ao aroma peculiar: uma mistura de cravos com flores e frutos tropicais; excelentes na confecção de caça, caril, guisados, estufados, marinadas, caldeiradas, fruta cozida, canja e doces. Não use em excesso, pois é muito aromático.


Gengibre

Tem um paladar quente, picante, puro e adocicado. Quando fresco, pode utilizá-lo cortado em pedacinhos ou ralado em: saladas, molhos, marisco, peixe, pratos de frango e orientais. O gengibre seco é mais aromático e tem um sabor mais suave; emprega-se em purés de legumes, sopas e pastelaria.



Noz-moscada
O tamanho da noz-moscada é idêntico ao de uma amêndoa. É castanha e possui um sulco longitudinal. É dura, pesada e deverá ser ralada para ser utilizada como condimento. Encontra-se também já moída. Aplica-se tanto em pratos doces como salgados. Atribui um sabor especial ao puré de batata, a peixes e molhos. É utilizada em marinadas, assados, legumes, doces de sabor delicado e em pães de massa fina.

Pimenta

Pode encontrar pimenta branca, preta, rosa, verde; o sabor é picante. Pode utilizar-se em receitas de peixe, carne, marisco, sopas, saladas, com a maioria dos ingredientes. A pimenta-de-caiena é muito picante, derivada das malaguetas secas de um pimento vermelho. Pode encontrar-se em grão ou moída. Prefira moer os grãos na hora, pois tornam o sabor mais aromático e intenso.


Pimentão-doce


É através de algumas variedades de pimentos que se obtém esta especiaria, que tanto pode ser doce como picante. Quase não tem sabor, apenas confere à comida uma tonalidade avermelhada. É típico na cozinha húngara e é normalmente usado em pratos de carne, vegetais, molhos, como, por exemplo, o molho à espanhola, e sopas.


...............................................................................
Fonte:
Livro Noções Básicas de Cozinha da Impala (texto e imagem)

9 comentários:

  1. As especiarias dão sempre o seu toque especial. Jinhos e bom domingo.

    ResponderEliminar
  2. E cada especiaria com um sabor tão característico. Eu nunca exprimentei o crabo da índia nem o gengibre.

    ResponderEliminar
  3. ADORO CRAVINHO E O GEMGIBRE NAO EXPERIMENTEI ...AINDA...:)))
    bjokas saborosas e bom domingo

    ResponderEliminar
  4. continuas a surpreender-me.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. tudo muito bem explicado gostei....
    beijinho

    ResponderEliminar
  6. Boas
    Parece que tivemos a mesma ideia.
    Transmisão de pensamentos no espaço.
    É optimo porque há sempre complementaridade, e são os temperos que dão gosto há vida
    Oteu artigo está optimo, parabéns.

    ResponderEliminar
  7. se nao fosse os condimentos nao teria graça cozinhar,,é ai que estao os sabores .

    ResponderEliminar
  8. gostei muito pois vou fazer a minha pesquisa

    ResponderEliminar

Obrigada(o) pela visita e se possível deixe a sua marca:)
Até à próxima visita!

Quantos estão online

O blogue prima pelas receitas simples e práticas, cada vez mais, com uma vida profissional activa e que ocupa uma grande parte do nosso tempo, procuramos receitas que facilitem a tarefa na cozinha sem perder qualidade nas refeições.
...entrem se sintam-se à vontade....

Visitas

As 20 +