20090615

Tipos de Arroz

Já tinha publicado abaixo da receita do frango com cerveja mas como gostamos tanto de arroz que achei que ele (o arroz) merecia um pouco mais de destaque hi hi hi hi e decidi alterar
Deixo umas pequenas indicações sobre ARROZ que encontrei numa revista:) e nós cá em casa o arroz acompanha com quase tudo:) Somos uns arrozeiros de 1.ª :))))

De origem chinesa, o arroz é o cereal que alimenta mais de metade do Mundo.

Variedades de arroz:

Carolino:
É um dos tipos de arroz mais utilizados na cozinha tradicional portuguesa pois, durante a cozedura,absorve os sabores e aromas dos outros alimentos. De grão longo, este arroz é considerado pelos especialistas como sendo de grau superior. Ao ser cozinhado, liberta uma goma sabores facilmente, proporcionando pratos deliciosos.

Agulha:
Trata-se de um grão branco polido. As vitaminas e os minerais são eliminados no processo de polimento. Este arroz, quando fica bem solto, é perfeito para saladas.

Oriente:
Com um grão extralongo, é também considerado pelos especialistas como uma variedade de qualidade superior. É submetido a um rigoroso processo de selecção, dando origem a um arroz próprio para a confecção de pratos mais requintados.

Selvagem:
Caracteriza-se por ser longo e fino, de cor negra por fora e branca por dentro. Pouco calórico, rico em nutrientes, é uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais. Possui um sabor muito característico e leva o dobro do tempo de cozedura do arroz comum. É aconselhável que o coloque de molho, durante várias horas. É muitas vezes utilizado na mistura de saladas.

Integral:
Tem mais vitaminas e fibras que o arroz branco, desempenhando um papel fundamental na regulação do processo digestivo. no processo a que é submetido, preserva as suas características nutritivas. de grão, médio e largo, é mais escuro que é refinado. Por requerer uma cozedura mais demorado, cerca de 45 minutos, deverá ser posto de molho, uma hora antes do tempo da confecção. Não se recomenda a sua utilização na preparação de doces.

Tailandês:
Também conhecido como Jasmim Aromático, com fragrância a jasmim, é frequentemente utilizado como guarnição de peixe, marisco e pratos asiáticos.

Basmati:
Para muitos é o grão de melhor qualidade. Comprido e muito fino, é mais utilizado na cozinha indiana. aromático e bastante saboroso, constitui uma base perfeita para saladas e como guarnições de peixe ou carne, frio ou quente. Antes de ser cozinhado deve ser lavado e demolhado. Visto não absorver bem os sabores, é pouco adequado na confecção de paelhas ou arroz com caldo.

Vaporizado:
Este arroz é submetido a um processo onde é demolhado, com casca, em água a 60ºC e, depois, a uma forte pressão a vapor. este processo elimina grande parte do amido. Distingue-se pelos grãos de cor dourada, um ligeiro sabor a cereal e a sua textura não deixa que, durante a cozedura, fique empapado (demasiado cozido).

Doce:
Nova proposta no mercado, ideal para sobremesas. As propriedades desta variedade de arroz permitem que o grão absorva todo o sabor dos ingredientes, ficando muito cremoso e comum paladar bastante agradável.
muito cremosa, absorve


Como fazer...
...arroz cozido:
Lave 300grs de arroz. Coza-o em lume brando, em 6 dl de água temperada com sal, durante 12 minutos. Rectifique os temperos. Sirva o arroz decorado com salsa.


...arroz frito:
Pique um dente de alho e uma cebola e refogue-os em duas colheres de sopa, de azeite. Adicione 300 grs de arroz. tempere com sal e refogue lentamente até alourar. adicione 6 dl de água e cozinhe em lume brando, durante 12 minutos. Rectifique os temperos. Sirva o arroz decorado com salsa.

........................................................................
Fonte:
Revista Mulher Moderna na Cozinha, n.º119

3 comentários:

  1. Que dicas fixes ;)

    Dão sempre jeito ;)

    Eu so uso arroz agulha por influencia da minha mae... mas agora fiquei tentada a usar carolino! vou exprimentar :)

    bjins :D

    ResponderEliminar
  2. Olá! Arroz deve ser dos acompanhamentos que mais faço cá em casa!
    Obrigado pelas dicas...

    Jokitas
    Sandra C.

    ResponderEliminar

Obrigada(o) pela visita e se possível deixe a sua marca:)
Até à próxima visita!

Quantos estão online

O blogue prima pelas receitas simples e práticas, cada vez mais, com uma vida profissional activa e que ocupa uma grande parte do nosso tempo, procuramos receitas que facilitem a tarefa na cozinha sem perder qualidade nas refeições.
...entrem se sintam-se à vontade....

Visitas

As 20 +