20090617

Feijão

Este novo Espaço Truque, Dicas e Conselhos é um espaço com informações úteis, relacionadas com as artes da cozinha.

Sobre Feijão:

Os nutricionistas aconselham a ingestão de leguminosas duas a três vezes por semana. Existem vários tipos de feijão. As variedades actuais distinguem-se pelo tamanho e pela cor: encarnado, preto, frade, catarino, branco, manteiga, etc.
Pode ser utilizado em sopas, saladas, guisados e até mesmo em doçaria. Pode ser adquirido em lata, já cozido, ou seco. Se está seco, antes de o utilizar, é fundamental que o demolhe de um dia para o outro. Utilize água fria, para evitar a perda de parte do seu valor nutritivo. Depois de demolhado, o feijão deve cozer por uma hora ou mais. Tenha cuidado, o feijão tem mesmo de estar bem cozido.

A cada variedade no seu prato:

Encarnado - Feijão vulgar, grande, encarnado escuro. Possui grande tradição na cozinha portuguesa, especialmente nas tão apetitosas feijoadas.



Preto - Feijão pequeno, com sabor a terra, usado na cozinha latino-americana, chinesa e japonesa. Usado na confecção da conhecido e apreciada feijoada à brasileira, tão vulgarizada entre nós.



Frade - Pequeno, esbranquiçado, com uma mancha pequena preta, característica. É muito usado em saladas.



Catarino - Comprido e sarapintado. Entre as leguminosas é um dos que tem o mais alto teor de fibras. É ideal para confeccionar sopas.


Branco - Feijão vulgar, grande. Muito usado em pratos fortes e quentes, como é o casa da dobrada ou da feijoada de feijão branco.



Manteiga - Feijão castanho claro (podendo ser sarapintado), que pode substituir a feijão encarnado nos diversos cozinhados.


Torná-lo menos indigesto:

Reduza o feijão a puré, para evitar problemas intestinais. O invólucro exterior das leguminosas é rico em celulose e, por isso, pode tornar-se irritante para os intestinos mais sensíveis, como os das crianças ou dos idosos.

Adquirir e Conservar:
- Se comprar feijão empacotado, verifique validade. Apesar de aguentar muito tempo, quando passa um ano, seca e custa mais a cozer.
- Se comprar a avulso, verifique se os grãos são todos mais ou menos do mesmo tamanho e se não estão partidos.
- Coloque-o num recipiente com uma tampa hermética e guarde-o em sítio fresco e escuro. Assim, pode conservá-lo durante muito tempo.
- Para não ser atacado pelo gorgulho, um parasita que se alimenta de sementes, leguminosas etc. Coloque uma cabeça de alho no recipiente onde vai guardá-los.

.........................................................................................................................................................................
Fonte:
Revista Mulher Moderna na Cozinha n.º82
(imagens retiradas da internet)

6 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas amiguinha, vem sempre a calhar.

    beijokinhas amiguinha

    ResponderEliminar
  2. As tuas dicas sao sempre bem vindas ;)

    bjx=)

    ResponderEliminar
  3. Esta foi feita para mim...é que eu adoro qualquer tipo de feijão. Jinhosssssss

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro feijão o meu preferido é o vermelho ehehe
    bj

    ResponderEliminar
  5. Amei as dicas, salvei até no meu computador.
    Beijos

    ResponderEliminar

Obrigada(o) pela visita e se possível deixe a sua marca:)
Até à próxima visita!

Quantos estão online

O blogue prima pelas receitas simples e práticas, cada vez mais, com uma vida profissional activa e que ocupa uma grande parte do nosso tempo, procuramos receitas que facilitem a tarefa na cozinha sem perder qualidade nas refeições.
...entrem se sintam-se à vontade....

Visitas

As 20 +