20090607

Cozido à Portuguesa

Esta é uma receita bem portuguesa!! E como tal há várias formas de a preparar, variando conforme o gosto de cada um, em relação ao tipo de carne que usa. Desta vez usei apenas algumas carnes, pois é a 2ª vez que faço esta refeição e como ainda tinha algumas carnes que sobraram da outra vez e a precisar de serem consumidas, aproveitei a usei-as...

Ingredientes:

Carne de vaca para cozer
Carne de barriga de porco
Costelinha de porco
Frango
Bacon
Presunto [este veio de casa da minha mãe-caseirinho :) ]
Chouriça moira
Chouriça morcela
Chouriça de carne
Cenouras
Couve portuguesa
Batatas
Alho picado
Pimenta
Sal
Vinho branco (usei branco pois não gosto de temperar com vinho tinto)

Preparação:

No dia anterior fiz a vinha d'alho e deixei as carnes frescas a temperar com sal, pimenta, alho picado e vinho branco, envolvi tudo.

Coloquei as carnes frescas temperadas a cozer e juntei o presunto. À parte cozi as chouriças e o bacon. Quando as chouriças estavam cozidas adicionei a água de as ter cozido à panela onde coziam as carnes frescas para dar sabor, deixei ferver mais um pouco e retirei as carnes e coloquei as batatas e os legumes a cozer. Enquanto coziam, parti as carnes aos bocados e quando as batatas e os legumes estavam quase cozidos juntei a carne para ficarem quentes, retirei para uma travessa de servir à mesa e servi com arroz seco.

Espero que gostem!

.....................................................................................................
Obs:
As quantidades de carne foram a olho.

P.S. desculpem a qualidade das fotos, mas emprestei a minha máquina fotográfica... e tirei com o telemóvel :)

11 comentários:

  1. Uma comididinha tipica de domingo!!

    Eu sou fã de cozido mas desde que casei nunca fiz! Eu casa da minha mãe era uma comida dos Domingos, e que bem que me sabia!!
    Mas ainda gostava mais dele no dia a seguir aquecido! :p

    Bjitos

    ResponderEliminar
  2. Hummm, que belo cozido...
    Com o presunto que veio da casa da mãe deve de ter ficado divino!!!

    Beijinhos no coração
    Carinho sempre...

    ResponderEliminar
  3. por acaso desde que casei foi a 2ª vez que fiz (a primeira foi a pedido do J. e agora esta vez foi mesmo para consumir as carnes que estavam no congelador e como não gosto de ter as carnes/peixe durante muito tempo no congelador...)mas não gosto de abusar neste tipo de comida daí fazer escassamente:))) mas sabe tão bemmmmm!!!!!!!

    o presunto também lhe deu um sabor excelente!!


    bjssssssss

    ResponderEliminar
  4. Comida levezinha :) Sabe tão bem, especialmente neste tempo que insiste em estar frio!

    ResponderEliminar
  5. não sou nada fã de cozido mas sinceramente.......acho que me abriste o apetite. está magnífico.

    Beijinhos minha amiguinha

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto tantooo de cozido mas a ala masculina não gosta, quando me apetece muito tenho que comer fora...
    bjss

    ResponderEliminar
  7. eu gosto muito de cozido apesar de ser a nossa maneira. nao meto muitos enchidos meto so os qu gsotamos mas e um prato tao bom.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Hoje já consigo comentar neste cozido tão bom!!! muito bom, muito bom!!

    ResponderEliminar
  9. É o meu prato favorito!
    Que saudades do cozido à portuguesa da mamãe :$ hihi

    Parece que ficou muito bom :)

    bjins ;)

    ResponderEliminar
  10. Quantas carnes! Nunca comi cozido a portuguesa, parece bem gostoso!

    ResponderEliminar

Obrigada(o) pela visita e se possível deixe a sua marca:)
Até à próxima visita!

Quantos estão online

O blogue prima pelas receitas simples e práticas, cada vez mais, com uma vida profissional activa e que ocupa uma grande parte do nosso tempo, procuramos receitas que facilitem a tarefa na cozinha sem perder qualidade nas refeições.
...entrem se sintam-se à vontade....

Visitas

As 20 +