20090527

Bolo de maçã

Esta receita foi retirada do blogue Terapia dos Tachos apenas fiz umas alterações:)
Ficou uma delicia, cremoso...

Ingredientes:
1 chávena de açúcar
1 chávena de farinha
4 ovos
1/2 litro de leite
Maçã a gosto
25 grs de manteiga
farinha para polvilhar a forma
1 colher de café de fermento

Preparação:
Untei um recipiente de ir ao forno com manteiga e polvilhei com farinha. Reservar. Cortar cada maçã ao meio, retirar a casca e as sementes e fatiá-las em meia-lua. Forrar o fundo do recipiente escolhido até que este não se veja (deve ficar uma camada de dois a três centímetros de maçã).
Polvilhar as maçãs com um pouco de açúcar e reservar. De seguida, preparar o creme. Num recipiente colocar a farinha, os ovos e o açúcar. Por último, ir juntando aos poucos o leite, mexendo bem até formar um creme ralo(meio líquido) e sem grumos, e juntei o fermento. Verter o creme sobre as maçãs. Polvilhar novamente com açúcar e colocar umas nozinhas de manteiga por cima.

Levar ao forno a 180º por 30 a 35 minutos. Está pronta quando a superfície se apresentar dourada e quando ao espetar um palito no centro, este sair limpo.
O meu bolo de maçã ficou mais moreno :) e teve de cozer em mais tempo, não sei porquê?? eh eh eh então não olhei ao tempo e ia fazendo o teste do palito e quando ficou bem moreninho retirei :)
E digam lá que esta sugestão de lanche não é boa??? :) hi hi hi hi

As maçãs são meramente ilustrativas, foi do tipo de maçã que usei :)

.............................................................................
Obs:
A medida da chavena que usei é de uma chávena para 200 ml

7 comentários:

  1. Eu sou fã de tudo que é feito com maçã :)

    ResponderEliminar
  2. Bem, nem imaginas a minha cara de espanto quando vi que tinhas feito uma receita do meu blog. Fiquei mm contente. Está com óptimo aspecto! Quanto ao tempo, era o que estava na receita original. Eu nunca me guio por isso e acho que o meu também levou mais tempo a cozer, mas o meu forno é a lenha (sim, leste bem lol) e é meio chanfrado hehe. De qualquer maneira, espero que tenhas gostado. Bjs :D

    ResponderEliminar
  3. como é bom as comidinhas feitas no forno a lenha... hummmmm

    bjks

    ResponderEliminar
  4. maça...adoro coisas com maças. É garantia de coisa boa!!

    Este bolo tem um aspecto delicioso, tenho de experimentar.

    Bjitos

    ResponderEliminar
  5. Bolinho de maçã é sempre bem-vindo e o teu ficou lindo e douradinho!
    Claro que última foto nos deixa com água na boca, porque uma fatia deliciosa acompanhada de um bom café, é do melhor!

    ResponderEliminar
  6. ficou mesmo muito saboroso!!

    morno fica bom (fica mais mole) mas depois de frio fica tipo "tarte".

    é mesmo muito bom!!:))))

    smsnartes

    ResponderEliminar

Obrigada(o) pela visita e se possível deixe a sua marca:)
Até à próxima visita!

Quantos estão online

O blogue prima pelas receitas simples e práticas, cada vez mais, com uma vida profissional activa e que ocupa uma grande parte do nosso tempo, procuramos receitas que facilitem a tarefa na cozinha sem perder qualidade nas refeições.
...entrem se sintam-se à vontade....

Visitas

As 20 +